quinta-feira, 26 de março de 2009

"O RAPAZ DE BRONZE"

Após o estudo da obra de Sophia de Mello de Breyner Andersen, os alunos dos sextos anos realizaram duas actividades:






RESUMO DA OBRA
Era uma vez um jardim maravilhoso, com flores de todas as espécies, onde viviam os gladíolos que desprezavam quase todas as flores. No entanto, admiravam as camélias, pela sua ausência de perfume, as flores de estufa, por serem delicadas, e, sobretudo, as tulipas por serem caras, raras e muito bem vestidas. Detestavam o muguet por acharem esta flor exibicionista e fingida.
Um dia, nasceu um gladíolo que percebeu que existiam duas variedades de flores: as colhidas e as que não o são. Triste com a decisão da dona da casa não desejar mais gladíolos colhidos naquele ano, nessa noite, foi espreitar a festa que decorria no interior da casa. Teve a brilhante ideia de organizar uma também. Então foi pedir autorização ao rapaz de bronze, o rei do jardim, que acabou por ceder.
A comissão de organização reuniu-se para tratar todos os aspectos da festa: os convidados, o local, a orquestra e a ornamentação.
Na gloriosa noite, o rouxinol foi convidar Florinda, a filha do jardineiro, que aceitou. Ambos dirigiram-se à clareira dos plátanos com o rapaz de bronze. Este colocou a menina em cima da jarra e assistiram ao baile. O galo anunciou a aurora e a festa acabou.
Numa noite, anos depois, Florinda, ao atravessar o jardim para fazer um recado à mãe, recordou-se daquela festa. Foi então que viu o rapaz de bronze estender-lhe a mão e ambos atravessaram o jardim...
6º A / B / C
POSTAIS ILUSTRADOS COM A DESCRIÇÃO DE FLORES E ÁRVORES

1 comentário:

Ana Dias disse...

ola sou a xana e uma das primeiras vezes que vejo o nosso blogue gostei muito acho que os alunos tem tirado bom proveito das aulas da prof.ª Margarida. Espero que todos tirem boas notas. Foi graças a esta professora que estas turmas conseguiram tirar bom resultado nas provas de aferição.................................................beijinhos. Alexandra n.1/6ºC